João Branco, o dotado

Texto de Francisco M. Providência *

 

Em resposta ao pedido do meu amigo Vasco Branco, encontro-me a escrever as memórias do seu irmão e nosso colega João, não tanto porque haja lugar a esvaziados elogios fúnebres das suas prodigiosas qualidades, agora passada meia dúzia de meses da sua morte, mas porque é preciso escrever a história dos maiores acontecimentos institucionais, preservando-os do esquecimento.

Não se trata portanto de lutar contra a inexorável morte do João, mas contra o fim daquilo em que participamos juntos, da escola que juntos construímos em Aveiro.

Esta poderia constituir-se como razão suficiente para a leitura deste texto, pese embora a sua maior utilidade futura possa estar na capacidade de persuadir as novas gerações às virtudes do trabalho de grupo, resultado contagiado de uma amizade profunda. Arriscarei mesmo a dizer que será este o maior elogio que ao professor João Branco se possa dirigir; tomem pois o seu exemplo e coloquem o prazer de viver e de partilhar, acima de todas as coisas.

O Joni (Johnnie) que brincava com o “merchandising” da JB, como se tratasse do seu próprio, escolheu-me como amigo naquela que seria a sua última década de vida. Se é verdade que o meu amigo e antigo colega da passagem pelas Belas Artes Professor Vasco Branco, me escolheria com o meu colega designer Carlos Aguiar para o apoiarem na remodelação da licenciatura (cada um na sua especialidade), cuja direcção acabava de receber da reitoria da Universidade de Aveiro, deverá dizer-se, em boa verdade, que essa escolha havia sido apoiada pelo João, antes mesmo de nos conhecermos pessoalmente.

Este encontro tornar-se-ia o início de uma experiência que considero tão cheia de valor quanto de responsabilidade, entre quatro pessoas de temperamentos muito diferentes, para não dizer mesmo inconciliáveis.

Julgo que a vocação do João no grupo de Aveiro, foi sobretudo a de trazer a dimensão internacional das leituras e das relações com as principais escolas e pensadores estrangeiros. O João, embora sob um estilo de selvagem informalidade, revelava-se obstinado pelo pensamento do design, acumulando uma vastíssima biblioteca especializada e atribuindo uma importância quase doentia à preparação das aulas, com materiais didácticos e estudo profundo das matérias. O João foi o professor de milhares de alunos, entre estudantes, empresários e outros técnicos, ao serviço de muitas escolas de norte a sul do país, do Centro Português de Design e de outros organismos da tutela governamental, num tempo em que à disciplina carecia o rigor mínimo do pensamento e da teoria. Mas se o seu desempenho em sala era exemplar ‹ como atestam aqueles que o assistiram, a sua intolerância por todo o tipo de formalidades académicas era visceral. Talvez por isso houve quem o considerasse impróprio para a instituição académica, negando-lhe o regime de contratação em exclusividade, que merecia com todo o mérito.

Com um humor corrosivo e um gravíssimo timbre de voz, o João criava aforismos que ficarão gravados para sempre na intimidade das nossas memórias, como hilariantes momentos de domínio incontrolável, nas situações mais inconvenientes. A sua força e independência atribuíam-lhe uma invejada liberdade. Uma liberdade nunca saciada.

É inegável que a memória sobre o grupo de Aveiro, em parte marcada pela presença do João, estará para sempre vinculada ao excesso dos primeiros encontros: um excesso de tudo. Fumávamos e bebíamos demasiado, discutíamos ao longo de noites a fio, desafiámos atrevidamente as instituições de referência internacional, reinventámos o design desenhando novas teorias e gozámos como uns perdidos; todo o tempo era curto e todos os esforços justificados.

O próprio João revelava um carácter de paradoxal excesso. Tinha tanto de generosa simpatia quanto de caustica ironia e talvez a sua natural coragem para enfrentar multidões em congressos ou na rua, tivesse causa numa ponta escondida de antiga timidez. Pela contagiante simpatia que dele transbordava sempre que queria, ganhou para Portugal um Prémio Europeu de Design, com os comboios do Santa-Barbara para a CP, negociado até ao tutano contra a Inglaterra e a França. No estrangeiro era um patriota e um sedutor; com o Vasco, persuadiu rapidamente a classe científica às virtudes de Aveiro, trazendo á nossa universidade o 4º congresso da Academia Europeia de Design, onde se concentravam alguns dos maiores lideres de opinião em Design.

Tomás Maldonado, Ezio Manzini, Victor Margolin, Gui Bonsiepee, Norman McNally, Nigel Cross, Anna Calvera, Rachel Cooper (sua orientadora de doutoramento), Dijon de Moraes, Cecilia Loschiavo, Tevfik Balcioglu entre outros foram alguns dos cientistas com que encetamos relações, abrindo novas oportunidades, talvez prematuras, para o desenvolvimento dos estudos próprios e dos outros colegas.

Na actividade científica, pautada por comunicações em encontros internacionais de referência, o João daria voz não só aos seus artigos individuais como a outros colectivos, assinados por ele, pelo Vasco, por mim e pelo Carlos, emergentes da nossa investigação colectiva. A ideia de uma investigação colectiva ou mesmo conectiva (Derrick de Kerckhove), esteve muito presente desde os primeiros anos da licenciatura. A dimensão colectiva-conectiva encarnaria na opinião do João, a matriz tríptica da geração do design a partir da autoria, do programa e da tecnologia; no seu entendimento, cada um dos nossos trabalhos de doutoramento deveria seguir um pólo de concepção em design. A ele estava-lhe reservado programa como recurso eminentemente teórico, a mim a autoria como cultura da poética e ao Carlos, embora nunca se tivesse revisto nesse argumento, a tecnologia, como potencial técnico de produção industrial. Estas evocações constituiriam o corolário da investigação em design, coordenada no DeCA pelo Vasco. No entanto, a simplicidade cristalina da estrutura acabaria por nunca se verificar, primeiro com o descolamento do Carlos e depois do próprio João, mais empenhado em estudar a ideia de uma autoria partilhada entre o designer e o empresário, matriz de uma nova economia, do que nas implicações sociológicas do programa.

A sua experiência profissional como director de marketing na Rodoviária Nacional, antecedida da colaboração com David Mourão Ferreira (então Secretário de Estado da Cultura), dar-lhe-iam a visão de um exacto realismo nacional, tanto económico como cultural e da urgência da sua modernização industrial através do design. Amigo de Sena da Silva, acompanhou-o em inúmeros projectos do CPD contagiado pela mesma ideia de que falta design a um Portugal onde impera a pobreza e o mau gosto, partilhando com outros designers consultores e directores do CPD, a importância do desenho para o país. Beatriz Vidal, Maria José Nogueira, Isabel Maria Brarens, Raimundo Aires, Paulo Maldonado.

Pouco antes de morrer, reservou as suas últimas energias para partilhar com os amigos mais íntimos os últimos minutos de uma vida cheia, agora num corpo muito debilitado, deixando inconcluída uma tese de doutoramento que já ia em perto de 1500 páginas e um projecto de escola, que tratava com irritada seriedade, mesmo depois de ter adoecido.

Na contabilidade da história o João será sempre insubstituível no processo de construção e afirmação do design português e da escola de design de Aveiro, mas quis o acaso ou a tenacidade das consciências, que se entregassem com generosidade a este projecto outras pessoas, que se revelariam de enorme impacto para a afirmação desta experiência em Aveiro: a Conceição Lopes, o Jorge Ferraz de Abreu, o Paulo Frade, a Fátima Pombo, o Henrique Cayatte, a Graça Magalhães, a Susana Gonzaga, o Sérgio Lemos, o Pedro Almeida, a Helena Barbosa, a Joana Quental, a Teresa Franqueira, o Nuno Dias, o Rui Costa, o Álvaro Sousa, o Paulo Bernardino, a Rosa Oliveira, o João Mota, o Miguel Ferraz, o Pedro Bessa, a Inês Guedes de Oliveira, a Ana Veloso, o Óscar Mealha e outros que a memória me vela.

Com toda a dignidade que sempre pontuou a sua presença em todos os momentos, mesmo nos mais desumanizados pela doença que o arrastaria, desejo terminar este breve testemunho em seu nome, com uma saudação à vida, porque a vida é a única razão do design. Não é a ordem do desenho, não é a optimização da produção, nem é a funcionalidade do desempenho, é a vida nesta terra que deverá questionar a razão última das coisas que criamos para avaliar se elas nos devolvem a liberdade que prometem. De resto, o João estava-se nas tintas para o design.

 

* in Ana Branco, Rosa Alice Branco e Vasco Branco (eds.) Maiden Voyage de João Branco, edição bilingue, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro com o patrocínio de Branco & Filha, Lda, pp. 60-62, ISBN 978-972-789-228-0, 2007.

 

 

CURRICULUM VITAE

JOÃO AUGUSTO BRANCO

Casado, nascido em 1952, na Gafanha da Nazaré/Aveiro

 

1º – ÁREA DOCENTE 

. Assistente da Universidade de Aveiro para as disciplinas de Métodos do Design, Metodologia e Investigação, Teoria do Design, Comunicação Publicitária, Imagem Coordenada de Empresas, Temas do Design Contemporâneo, Comunicação Interna, Design Estratégico, Projecto, aos cursos de Design Industrial, Design de Comunicação e Novas Tecnologias da Comunicação. desde 1998.

. Ensina desde 2001, as disciplinas de “Design de equipamento uma visão estruturante da cultura do design”, “Tendências de consumo e estratégias de produto”, “Gestão de projecto de design e desenvolvimento do produto “, no Mestrado em design, materiais e gestão de produto, Universidade de Aveiro.

. Professor Convidado da Universidade Pablo de Olavide – Sevilha, Espanha, para a “Maestria Universitaria de Diseño”, Coordenador do módulo: Diseño: Ambientes y Culturas. Este curso de pós-graduação foi organizado em conjunto com o Instituto Politécnico de Milão e a Glasgow School of Arts, iniciativa em que esteve envolvido, Sevilha – Espanha – 2003.

. Ensinou no I.A.D.E. (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Escola Superior de Design) – Lisboa, entre 1993 e 2001, a cadeira de Métodos do Design e da Investigação, ao 4º Ano dos Cursos de Design de Interiores, Design Industrial e Design Visual.

 

. Tutoria da disciplina de “Design e Engenharia de Produto,” na Universidade Aberta, entre1998 e 2000.

. Ensinou na Escola Superior de Artes e Design – ESAD – Matosinhos, 1998/99, a disciplina de Gestão do Design, ao 4º Ano dos Cursos de Design de Equipamento, de Interiores e de Comunicação.

. Ensinou na Escola Superior de Artes e Design – ESAD – Matosinhos, entre 1991 e 1998, a disciplina de Gestão e Marketing, ao 3º Ano dos Cursos de Design de Equipamento, de Interiores e de Comunicação.

. Ensinou na Universidade Lusíada, Polo de V. N. de Famalicão, em 1992 e 1993, a disciplina de Marketing/Pesquisa de Mercado, aos 4º e 5º Anos do Curso de Design Industrial.

. Ensinou na Escola Superior de Artes e Design, – ESAD – nas Caldas da Raínha, a disciplina de “Management”, ao 3ºano do Curso de Design Industrial, em 1994 e 1995.

. Ensinou a disciplina de “Análise e Comportamentos de Mercados” ao Curso de Pós-Graduação em Design Industrial, organização do Centro Português de Design e da Glasgow School of Arts, edições de 1995/96, 1996/97 e 1997/98.

. Ensinou a disciplina de “Marketing”, no Curso de Pós-Graduação em Design de Joalharia, organização do Centro Portugês de Design, da Glasgow School of Arts e do Cindor, em 1997.

. Ensinou a disciplina de “Gestão e Marketing” ao Curso de Especialização de Designers Industriais, DESE, – na ESAD, – Matosinhos, em 1991/1992.

. Ensinou a cadeira de “Gestão e Marketing” ao Curso de Especialização – Formadores em Design Industrial, DESE,- ESAD – 1992.

. Ensinou a disciplina de “Teoria do Design e da Comunicação Visual” ao Curso de Pós-Graduação em – Design de Mobiliário e Têxtil, CESE, – ESAD – 1993.

. Orientou trabalhos de Pós-Graduação a alunos do Curso de Especialização – Formadores em Design Industrial, DESE, – ESAD – 1992/1993.

. Ensinou a disciplina de “Gestão e Marketing” aos Cursos de Especialização – Design Industrial, CESE, – ESAD – edições de 1994/95, 1995/96, 1996/97.

 

2º – DADOS ACADÉMICOS E ÁREA PROFISSIONAL

. Doutorando em “gestão do design e teoria do design” junto das Universidades de Aveiro – Portugal e de Salford – UK, 2002 até ao presente.

. Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho, com a classificação de muito bom, Guimarães, 2000.

. Pós-graduado em “Marketing e Design”, na Universidade do Minho, em Guimarães, em 1997/98, com a média final de quinze valores.

. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1971/1976, com a média final de doze valores.

. Jurista dos Gabinetes dos Secretários de Estado da Cultura – I e II Governos Constitucionais, actividade que mereceu louvor em Diário da República de 78.02.15.

. Conservador dos Registos Civil e Predial – 1978 / 80, com a classificação de Bom.

. Jurista do Centro de Informática – Ministério da Justiça – 1980 / 81, com a classificação de Muito Bom.

. Advogado – 1980 /84.

. Técnico do Gabinete de Imprensa da Rodoviária Nacional, EP, entre 1981 / 1983.

. Responsável pelas Relações Públicas da R. N. EP, entre 1983 / 84, ao nível da segunda linha de gestão.

. Director de Informação e Comunicação da R. N. EP, entre 1984 / 1989, ao nível da primeira linha de gestão.

. Membro da Administração do Gicol, Gabinete de Incentivos e Congressos de Lisboa, 1988/89.

. Fundador e gerente da Empresa Arcimex Quatro, Lda, Ceramica Artistíca e Audiovisuais, 1989 – até ao presente.

. Director de Marketing do Grupo Pavicentro, S.A., Aveiro, entre Fevereiro e Outubro de 1993.

. Consultor de Empresas nas áreas do Marketing e da Gestão do Design.

. Consultor do Centro Português de Design para as áreas do Marketing e da Gestão do Design, desde 1992.

 

3º – ARGUÊNCIAS E CO-ORIENAÇÕES DE MESTRADOS

. Arguência da Dissertação em Mestrado “O Design como Estratégia de Revitalização do Sector do Vidro e da Cristalaria manual e semi-automática em Portugal. Caso Marinha Grande Mglass 2000-2003”, de Carla Sofia Alves da Rocha, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2004.

 

4º – CONFERÊNCIAS E COMUNICAÇÕES PROFERIDAS NAS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO, DO DESIGN E DO MARKETING

. Apresentação e co-autoria da comunicação “Design and Products-Identity”, Cumulus Spring Conference, “Pride and Predesign”, organizado pelo I. A. D. E e pela European Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media, Lisboa, 2005.

. Moderador da mesa redonda “Acordo de Bolonha, Novos Perfis Profissionais, Mercado de Trabalho, Design, Tecnologias”, no XV ARTEC, Instituto Politécnico de Tomar, 2005.

. Comunicação sobre “Importância do Design na Competitividade das Empresas”, organização do Centro de Negócios de Ourém. Convite da Administração do Centro Português de Design, 2004.

. Organizador (co-organização) da I Intraconferência da Área de Design da Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Outubro de 2004.

. Comunicação sobre “Investigação e Serviços da Área de Design UA”, I Intraconferência da Área de Design da Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Outubro, 2004.

. Comunicação sobre “ Cooperação entre Empresas: aspectos ligados à Criação e Gestão de Marcas”, organização do CILAN, Centro de Formação Profissional da Indústria de Lanifícios, Covilhã, 2003, Convite do Centro Português de Design.

. Apresentação de “Estudos de Casos em Boas Práticas de Gestão do Design”, Workshop – Design, Casos de Excelência, Centro Português de Design, Porto, 2003.

. Comunicação sobre “A importância do design no desenvolvimento dos sectores tradicionais e o seu contributo na implementação de uma marca colectiva”, VII Gondomar – Espaço de Ourivesaria, AIORN, 2003 convite da Administração do Centro Português de Design.

. Apresentação e co-autoria da comunicação “From Authorship To Co-Authorship in Design: Reinforcing Dynamic Competitiveness in Companies and Organisations”, 5th European Academy of Design Conference, “The Design Wisdom”, Barcelona, 2003.

. Chairman da sessão “design management: branding”, 5th European Academy of Design Conference, “The Design Wisdom”, Barcelona, 2003.

. Comunicação sobre “Design e Subcontratação”, Congresso “Use(r), organizado pelo Centro Português de Design, Lisboa, 2003.

. Comunicação sobre “PME e gestão do design: necessidades e potencialidades”, Seminário “Design nas PME: a necessidade de intervir para competir”, Associação Empresarial Portuguesa, Lisboa, 2002, convite do Centro Português de Design.

. Co-autoria e apresentação da comunicação intitulada “The Museum of Portuguese Design”, “3rd international conference on design history & design studies”, Istambul, 2002.

. Co-autoria e apresentação da comunicação intitulada ” from Aristotle to Damásio: towards a rhetoric on interaction“, conferência “Design and Emotion”, Universidade de Loughborough, Inglaterra, 2002.

. Conferência sobre “A Gestão do Design no Domínio da Comunicação”, ARTEC XII, Instituto Politécnico de Tomar, 2002.

. Conferência sobre “A Net e os Novos Espaços de Desenvolvimento Projectual”, Universidade Aberta, Porto, 2002.

. Comunicação sobre “Gestão do Design” na edição 2002 do Café Design, Instituto Politécnico de Tomar.

. Comunicação sobre “Os Tempos do Design” no Seminário “Design e Multidimensionalidade”, Instituto Politécnico de Portalegre, 2002.

. Comunicação intitulada “A Gestão dos Programas de Imagem Coordenada,” no Seminário de Imagem Global, Design de produto e Marketing, organizado pela Associação Industrial de Águeda e pela empresa HM Consultores, Águeda, 2001.

. Conferência sobre “Design, instrumento dinâmico da competitividade empresarial,” Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos, 2001.

. Apresentação do “Estudo do Design no Sector Têxtil”, Vila do Conde, Centro Português de Design, IMIT, DGI, ME, 2001.

. Apresentação e co-autoria da comunicação “Minimalanimal – ceramics tableware workshop and collection, design projects and the net,” 4th European Academy of Design Congress, Universidade de Aveiro, 2001, a que foi atribuído o prémio “best practice-led research paper”.

. Apresentação e co-autoria da comunicação “Trends Information Acess and Textile,” 4th European Academy of Design Congress, Universidade de Aveiro, 2001.

. Apresentação e autoria da comunicação, “Investigação em Projecto para Pequenas e Médias Empresas,” 1º Encontro Luso-Brasileiro de Investigadores/Pesquisadores em Design, Universidade de Aveiro, 2001.

. Apresentação e co-autoria da comunicação “Design e Artesanato,” 1º Encontro Luso-Brasileiro de Investigadores/Pesquisadores em Design, Universidade de Aveiro, 2001.

. Comunicação sobre “ A comunicação Institucional na Rodoviária Nacional – anos 80,” ao Curso de Novas Tecnologias da Comunicação, disciplina de Prática e Teoria da Comunicação, sob a regência da Professora Doutora Conceição Lopes, Universidade de Aveiro, 2001.

. Apresentação e co-autoria da comunicação “Design for small and medium size companies,” Congresso Design (plus) Research, Instituto Politécnico de Milão, Industrial Design Doctorate Program, Milão, 2000, endereço electrónico em http://pcsiwa.rett.polimi.it/~phddi.

. Conferência sobre “ Artesanato e Design, Sobrevivência e Vida”, PPART, Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais, Viseu, 2000.

. Apresentação e co-autoria do “Estudo sobre o Sector Têxtil,” no Seminário “As Tramas que o Design Tece,” Centro Português de Design, IMIT, DGI, ME, Matosinhos, 2000.

. Conferência sobre ” Convergências Marketing e Design,” nas Jornadas de Marketing e Publicidade no IADE, 2000.

. Conferência sobre “Pensar o Futuro, Projectar o Presente,” na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Portalegre, 2000.

. Apresentação e co-autoria da comunicação “5oo anos de re-design, da colonização à clonagem,” IV Lusocom, Congresso de Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa, São Vicente, Brasil, 2000.

. Workshop na Universidade Lusíada, em Lisboa, ao curso de Design Industrial, sobre Design e Marketing, 2000.

. Conferência sobre “A Evolução dos Mercados: novos segmentos, novas necessidades, novos desafios. O design como factor de inovação, qualidade e diferenciação do produto,” Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, Lordelo, 2000.

. Comunicação sobre “Design Falado – Reflexões sobre Projecto”, Jornadas de Design, IADE, Lisboa, 2000.

. Conferência sobre “Design and the Media”, Universidade de Sheffield, 3th European Design Academy, 1999: este artigo pode ser consultado em www.shu.ac.uk/schools/cs/ead/work/branco.pdf

. Conferência sobre ” Design e Indústrias Portuguesas” na sessão de lançamento do programa “Jovens Designers para a Indústria”, edição de 1999, Lisboa, Centro Português de Design.

. Conferência sobre “Design e Empresas” nas Jornadas de Design do IADE, Lisboa, 1999.

. Comunicação sobre “Um Observatório de Design em Portugal”, organização do Centro Português de Design, Lisboa, 1999.

. Comunicação sobre “Formação de Recursos em Design,” no lançamento do projecto do Observatário de Design, Centro Português de Design, Porto 1999.

. Moderador do “Workshop-, As Tecnologias da Competitividade,” e apresentação de uma comunicação sobre o título “Tecnologias da Competitividade na Valorização do Imaterial, design, marketing, distribuição…”, organização do CITEVE e do Centro Português de Design, Famalicão, 1998.

Conferência/aula sobre “Mercados do Design em Portugal”, Universidade de Aveiro – Cursos de Design Industrial e de Comunicação, Maio de 1998

. Moderador do “Workshop” organizado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e pelo Centro Português de Design, ” As Tecnologias da Competitividade”, Coimbra, Maio de 1998.

. Conferência/Aula proferida na Universidade de Aveiro sobre “O Mercado e as Consequências Metodológicas no Projecto, – Curso de Design Industrial, Maio de 1998.

. Moderador do “Workshop” organizado pelo Centimfe e pelo C. P. D., “As Tecnologias da Competitividade”, Marinha Grande, Maio de 1998.

. Conferência sobre “Marketing e Exclusão” no Colóquio Internacional, O Terceiro Excluído, organização da Fundação de Serralves, em Novembro de 1998.

. Conferência sobre “Design de Ourivesaria e Joalharia, – A Interligação Design-Marketing”, organização da DGI, AIORN e Centro Português de Design, 1997.

Conferência sobre “Design e Comunicação Social”, organização da Loja do Design, Porto, 1997.

. Comunicação na abertura do programa “Jovens Designers para a Indústria”, edição de 1997/98, intitulada ” Políticas Institucionais de Sustentação para o Design em Portugal”, Lisboa, C. P. D., 1997.

Moderador do Seminário “Inovação & Design” organizado pelo “EDIT, European Design Innovation Tool” e pelo C. Português de Design, Lisboa, 1997.

Conferência sobre “A Importância das Imagens Empresariais”, organização do Nerlei e CPD, Leiria 1996.

. Conferência sobre “Marketing e Design, Instrumentos de Competitividade Empresarial”, organização do C. Português de Design, Lisboa, 1996.

. Moderador do Seminário “A Pedra Material de Sempre”, organização do C.P.Design, Cevalor, Assimagra, Polo da Universidade de Évora, Estremoz, 1996.

. Conferência sobre “Que Design para Portugal?”, Sessão de lançamento da edição 1996/97 do Programa “Jovens Designers para a Indústria”, C.P. de Design, 1996.

. Conferência sobre “Estratégias Empresariais de Design para as Empresas Portuguesas”, IADE, VI Jornadas de Design, Lisboa, 1995.

. Conferência sobre “Design e Marketing, Convergências para a Dinâmica Empresarial”, TecMinho, Associação Universidade – Empresa para o Desenvolvimento, Guimarães, 1995.

. Conferência sobre “Design e Estratégia de Marketing de Penetração de Mercados”, – Centinfe e Centro Português de Design, – 1994.

 

. Perspectivas para o Desenvolvimento de Sistemas CAD – co-autoria com investigadores do INESC, para apresentação no 6º Encontro de Computação Gráfica – Eurographics Portuguese Chapter, Braga, 1994.

. Conferência sobre “Perspectivas Empresariais para o Design de Interiores”, IADE, Lisboa, 1994.

. Conferência sobre “As Tramas que o Design Tece” – Citeve e Centro Português de Design, 1993, V. N. de Famalicão.

. Conferência intitulada- “Com o Design a Loiça é Outra” – CTCV e Centro Português de Design, Coimbra, 1993.

. Conferência sobre “O Design e as Indústrias da Madeira e do Mobiliário” – CTIMM e Centro Português de Design, 1993.

. Moderador no Seminário: “Calce o Calçado com Design”, Centro Tecnológico do Calçado e Centro Português de Design, 1993.

. Moderador das Jornadas do II Forum Mobiliário – “Design e Qualidade” – A. I. P. / Centro Português de Design -1993.

. Conferência nas Jornadas do II Forum Mobiliário – “Design e Qualidade – Trendologias do Consumo” – A. I. P. / Centro Português de Design -1993.

.Conferência sobre “Marketing de Produtos Culturais” – Comissão de Coordenação da Região Norte – 1993

. Conferência sobre – “Design e Marketing, Factores Estratégicos para a Competitividade Empresarial”, Encontros de Design e Mobiliário em Paços de Ferreira, A.I.P.F. – 1992.

. Conferência sobre “Design e Marketing, Factores Estratégicos para a Competitividade Empresarial”, – Jornadas do 1º Forum de Qualidade e Design – Mobiliário, 1992, AIP e Centro Português de Design.

. Conferência sobre “Design e Marketing, Factores Estratégicos para a Competitividade Empresarial”, – 1ªs Jornadas de Design de Coimbra- 1992, Faculdade de Economia.

. Conferência sobre – “O Design e a Indústria Metalomecânica” – Catim e Centro Português de Design, 1992, Porto.

. Conferência sobre “Relações Públicas”, – organização da Revista Marketing & Publicidade, 1987, Lisboa.

 

5º – TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NAS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO, DESIGN e MARKETING.

. Coordenador do Programa “Inserção de Designers nas Empresa – Design+” na área da Consultoria, junto de cerca de 50 empresas, Centro Português de Design, 2005/2006.

. Membro da Comissão Científica do Congresso “Use(r), organizado pelo Centro Português de Design, Lisboa, 2003.

. Coordenador do Programa “Consultores/Animadores de Design” junto de 15 empresas e 15 entidades ligadas ao Turismo, que passa pelo diagnóstico à função de design, pela elaboração de planos de acção de médio prazo, pela realização e apresentação de estudos de caso no que concerne às boas práticas de gestão do design, Centro Português de Design, 2002/2003.

. Colaborador do programa de imagem corporativa e de comunicação da Gaiurb, EM, Gestão urbanística e da paisagem urbana de Gaia, 2002.

. Responsável pela fase analítica do redesign da imagem da empresa Optimus, 2001, co-autoria, 37 Design.

. Responsável pela fase analítica do projecto da representação da identidade da Associação dos Municípios de Terras de Santa Maria, 2001, co-autoria Branco, V. e Providência, F.

. Director da revista “Comunicarte”, editada pelo Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro, desde 2001.

. Orientação da fixação de tendências para o forum 2002 organizados pelas Associações Industriais da Cristalaria (AIC), Metalomecânica Ligeira (AIMMAP), Cerâmica (APICER), FIL e ICEP, Ceramex, 2002, Lisboa.

. Membro do Conselho Consultivo para o Workshop virtual “Minimal Animal,” organização da empresa Sátira Design, Porto, 2000.

. Formador / Consultor para o programa “Gestão do Design – Web Design” junto de 15 empresas de design de comunicação e industriais, 2000.

. Membro do Júri do “Prémio Europeu de Design-96″, organização da DG XIII-União Europeia e Centro Português de Design.

. Membro do Júri dos “European Community Design Prize ( ECDP )” , Dublin, (Irlanda) e Amesterdão, (Holanda), 1994, União Europeia, Programa Sprint.

. Formador / Consultor para os Programas “Jovens Designers para as Empresas”, 2002, organização do Centro Português de Design.

. Formador / Consultor convidado pelo Centro Português de Design e IAPMEI para o programa de Acção-Formação em Gestão do Design que decorreu no ano de 1993, junto de 15 Pequenas e Médias Empresas.

. Membro do Júri dos “Prémios para a Indústria 1996″, organização do Centro Português de Design, 1996.

. Membro do Júri do “Concurso de Ideias (Projectos) para a Loja de Design”, 1995, – organização do Centro Português de Design.

. Membro do Júri do I Forum “Design e Qualidade para as Empresas de Mobiliário”, 1992, – Associação Industrial Portuguesa e Centro Português de Design.

Membro do Júri do “Espaço Design 1994″ – Associação Industrial Portuense e Centro Português de Design – 1994.

Membro do Júri dos “Prémios de Design para a Indústria-1994″, – Centro Português de Design, 1995.

. Promotor dos “Encontros de Comunicação e Jornais de Empresas, Eps do Sector dos Transportes”, Lisboa, 1987/1989,

. Sócio fundador da ACI, Clube de Comunicação Institucional, Lisboa, 1988/1989.

 

. Liderança de um Grupo de Trabalho que efectuou a caracterização de produtos, a análise de mercados, da força de vendas, distribuição e comunicação marketing na Rodoviária Nacional, EP. Apresentação á Administração de uma proposta visando a implementação de uma estratégia marketing para a Empresa e sua reestruturação nesta óptica, 1986 / 87.

. Participação, durante uma ano, num Grupo de Trabalho junto da Administração da Rodoviária Nacional, EP que efectuou uma Auditoria Marketing à empresa, 1987.

. Autoria e acompanhamento no terreno do desenvolvimento do trabalho, ” Para uma Filosofia de Comunicação Interna na Rodoviária Nacional, EP – Empresas Públicas”, Lisboa 1984.

 

. Artigos em revistas das áreas da Comunicação, Marketing e Design

– “Design and Products-Identity”, co-autoria, Cumulus Spring Conference, “Pride and Predesign Proccedings Book”, organizado pelo I. A. D. E e pela European Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media, Lisboa, 2005.

– “Authorship/co-authorship and design management”, co-autoria, “, revista “Comunicarte”, nº 4, edição do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2003.

-“Artesanato e Design: parcerias com futuro?”, Cadernos de Design, Lisboa, Centro Português de Design, 2003. 

– “Investigação em design para pequenas e médias empresas “, revista “Comunicarte”, nº 3, edição do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2002.

– “Artesanato e design: parcerias para uma identidade com futuro”, co-autoria, revista “Comunicarte”, nº 3, edição do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2002.

– “De aristóteles a damásio: para uma retórica da interacção”, co-autoria, revista “Comunicarte”, nº 2, edição do Departamento de comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2002.

– “o Museu de Design Português”, ”, co-autoria, revista “Comunicarte”, nº 2, edição do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2002.

– “Design e estratégias empresariais”, Revista Tecnometal, nº142, (Set/Out de 2002), edição da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.

– “O design management em português”, revista “Comunicarte”, nº1, edição do Departamento de comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, 2001.

 

– “Minimalanimal, ceramics tableware workshop and collection, design projects and the net,” co-autoria, Proceedings do 4th European Academy of Design Congress, Universidade de Aveiro, 2001. Este artigo foi votado pelos delegados ao Congresso, como “the best practice-led research.”

– “Trends Information Acess and Textile,” co-autoria, Proceedings do 4th European Academy of Design Congress, Universidade de Aveiro, 2001.

– “Objectos del Diseño,” Revista Experimenta, nº32, 2001, Experimenta S. L., Madrid.

– “Design for small and medium size companies,” co-autoria, Proceedings do Congresso Design (plus) Research, Instituto Politécnico de Milão, Industrial Design Doctorate Program, Milão, 2000, endereço electrónico em http://pcsiwa.rett.polimi.it/~phddi.

-“Universities and design research”, co-autoria, capítulo do livro “foundation for the future”, La Clusaz, edição de David Durling & Ken Friedman, 2000.

– “Produtos para o Novo Milénio: da futurologia à necessidade da informação,” Anuário de Design, Julho de 2000, Centro Português de Design.

-“Design e Comunicação Social”, Anuário de Design, 1998, Centro Português de Design.

– “As PMEs Portuguesas e o Design”, Cadernos de Design, nº15/16, 1997, Centro Português de Design.

– “A Importância da Imagem Coordenada Empresarial”, Cadernos de Design nº13/14, 1996, Centro Português de Design.

-“Gestão e Design II, A Imagem Global”, Revista Marketing & Publicidade, nº73, 1995.

– “Trendologias de Consumo”, Cadernos de Design, nº9/10, 1994, Centro Português de Design.

– “1ª Acção de Formação em Gestão do Design”, Revista Pequena e Média Empresa, IAPMEI, 1994.

-“Gestão e Design I, Um Valor Acrescentado”, Revista Marketing & Publicidade, nº72, 1994.

– “Design Hoje”, Revista da ESAD, Visita ao Salão Internacional do Móvel de Milão, 1993

– “Sete Desafios para os Designers Portugueses”, Revista dos Finalistas do IADE, 1993.

– “Marketing e Design”, Cadernos de Design, edição especial, 1992, Centro Português de Design.

– “Relações Públicas”, Revista Marketing & Publicidade,nº18, 1987.

 

. Livros:

 – “From Aristotle to Damásio: towards a rhetoric on interaction“, artigo em co-autoria, incluído no livro, “Design and Emotion”, The Experience of Everyday Things, Londres, Taylor & Francis, 2004.

– “A Previsão de Tendências para a Indústria Têxtil e do Vestuário”, co-autoria, TecMinho, 2000.

– “Guia de Apoio à Criação de Marcas no Sector Têxtil”, co-autoria, Motion Design, Lda, Centro Português de Design, IMIT, DGI, ME, 2001, Lisboa, 2001.

– “Estudo do Design no Sector Têxtil”, co-autoria, , Motion Design, Lda, Centro Português de Design, IMIT, DGI, ME, 2001, Lisboa, 2001.

– “Guia de Gestão Global de Design no Sector Têxtil,” co-autoria, , Motion Design, Lda, Centro Português de Design, IMIT, DGI, ME, 2001, Lisboa, 2001.

 

. Formador: 

– com certificação de aptidão profissional, nº EDF 10963/99, válido até 16.08.2009, pelo Ministério Da Segurança Social e do Trabalho, (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

 

em Comunicação, Publicidade, Relações Públicas:

– Empresa Rodoviária Nacional, Investimentos e Participações – (quadros técnicos e gestores de linha), -1984-1989,

 

em Marketing de Produtos Culturais, Marketing, Design, Gestão do Design, Promoção de Vendas, Imagem Coordenada de Empresas e Diagnóstico à Função Design:

– Centro Português de Design, (estagiários – gestão do design e gestão da inovação, consultores/formadores, técnicos e empresários), -1994 -2001,

– Dimensão – Lisboa, Kit-Market – Lisboa (força de vendas e franchisados – gestão do design, gestão da marca, discurso de vendas e design) – 1997-2000- 2004,

– Sourearte – Soure (quadros técnicos – marketing e design), – 1996,

– Recer – Aveiro (quadros técnicos – gestão do design) 1997,

– Adiós – Oliveira de Azemeis (quadros técnicos – gestão do design) -1996,

– Cencal – Caldas da Raínha (empresários e quadros técnicos –gestão do design) -1999,

– Citeve – Famalicão (empresários – marketing e design), – 1999,

– Associação da Cristalaria e do Vidro – Marinha Grande (empresários – gestão do design), – 1999,

– CFPIMM – Lordelo (empresários – marketing e design) – 1999,

– Comissão de Coordenação da Região Norte (vereadores e técnicos da cultura – marketing e design de produtos culturais) – 1996.

 

. Frequência e organização de cursos e seminários sobre as matérias seguintes:

– Comunicação Institucional – 1984,

– Jornalismo -1983,

– Informática, grandes sistemas, programação na perspectiva do utilizador – 1982,

– Conhecimentos de – Windows, Word, Excell, Corell Draw, Front Page, Free Hand, Photoshop, Flash, Dreamweaver, etc.

– Motivação e Liderança – 1983,

– Transferência de Tecnologia – 1982,

– Gestão – 1985,

– Marketing, Design e Informação – 1986,

– Artesanato e Micro-Empresa – 1989,

– Diagnósticos em Design – C.P.D., I.P.Q., B.C.D, -1999.

 

6º – OUTROS DADOS PESSOAIS E CURRICULARES

. Colaboração com a RDP – Antena Um – Crítica de Cinema em programa semanal, “Cinema-Opinião”, 1982.

. Colaboração com a RTP, guionista de alguns programas da série “Concordo ou Talvez Não”, 1986.

. Participação com trabalhos – desenhos e cerâmicas – em vários certames colectivos de Artes Plásticas, organização do Grupo Aveiro/Arte, 1972 a 1990.

. Membro da Organização da II Bienal Internacional de Cerâmica de Aveiro, 1991.

. Presidente da Cooperativa dos Artesãos de Aveiro, entre 1991 e 1996.

. Membro do Júri do Concurso “ As Melhores Peças de Artesanato da Região Centro”, I. E. F. P., Coimbra, 1992.

. Realização de video e cinema amador, premiados a nível nacional.

. Exposição colectiva de cerâmicas na Galeria K-61, Amesterdão – Holanda, 1991 e na Galeria Schommer, Luxemburgo, 1992.

. Menção Honrosa (parceria) para a melhor peça de artesanato cerâmico na V Feira de Artesanato de Lisboa, FIA, 1992.

. Membro do Júri do “Concurso de Ideias para a Imagem das Eleições Autárquicas”, organizado pela Comissão Nacional de Eleições, Lisboa 1993.

 



A organização dá os parabéns aos vencedores da edição de 2012.
Mais informação: vencedores da edição de 2012

O Prémio João Branco é uma iniciativa conjunta da Universidade de Aveiro e da família de João Branco, e visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica em qualquer domínio da área do Design.