Vencedores da edição 2012

No dia 10 de Dezembro de 2012, o júri do Prémio João Branco, presidido pelo Professor Doutor Manuel Assunção, deliberou, por unanimidade:

1º – atribuir o prémio João Branco ao projeto “De.:SID | Design como Recurso Estratégico Empresarial: Um Estudo dos Impactos do Design” desenvolvido pela equipa de investigação coordenada pelo Prof. Doutor Luís António dos Santos Romão,  que incluiu os investigadores Ari Stopassola Junior, Carlos Oliveira Santos, Eduardo Afonso Dias, Fernando Marques Caria, Francisco Ferreira Gomes, Joana Afonso Dias, José Andrade Vicente, José Monteiro Barata, Maria João Melo, Paulo Jorge Urbano, Pedro Picaluga Nevado, Rita Almendra e Rita Gomes Batista.

2º – atribuir uma menção especial ao livro “Ser Designer” do Prof. Doutor Armando Vilas-Boas.

3º – Enaltecer a participação de todas as entidades e candidatos que contribuíram de forma positiva para a razão de ser e para a continuidade deste prémio.

 

sobre o prémio

Luís António dos Santos Romão é arquiteto e doutorado em Arquitetura, Design e Computação pela School of Architecture and Planning, MIT. Lecciona na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, desde 1991, as disciplinas de CAD e Geometria Descritiva. Desenvolve investigação e estudos avançados, nas áreas de Arquitetura, Planeamento Urbano e Design.

Na óptica da instituição proponente o Centro de Investigação da Escola Superior Gallaecia (CIESG) “este é um projeto que demonstra a importância e a potencialidade que o design tem na melhoria do desempenho económico do tecido empresarial, nomeadamente na indústria transformadora, tendo permitido contribuir para uma caracterização da utilização do design nessa mesma indústria. (…) Foi realizado com os mais altos níveis de excelência científica, tal como ficou atestado pela avaliação recebida pela FCT”.

 

sobre a menção especial do júri

Armando Jorge Gomes Vilas-Boas é designer de comunicação e doutorado pela Universidade do Porto com a tese A Cultura Visual Desportiva — Contributos para a Sistematização de um Fenómeno. Lecciona no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) onde é diretor do Mestrado em Design e Cultura Visual. Como designer gráfico tem uma vasta experiência no âmbito editorial e corporativo: direção de arte e design de mais de cem livros, oito revistas e mais de 60 eventos.

Segundo a instituição proponente – o IADE – trata-se da “publicação de um conjunto de reflexões sobre a prática profissional em Design Gráfico e sobre a docência desta disciplina (…) que constitui um contributo para diversos âmbitos de interlocução destes domínios, assim como para temáticas componentes do debate sobre as relações do Design com a Cultura Visual (…) e para a divulgação do design como disciplina de investigação.”



Comments are closed.

A organização dá os parabéns aos vencedores da edição de 2012.
Mais informação: vencedores da edição de 2012

O Prémio João Branco é uma iniciativa conjunta da Universidade de Aveiro e da família de João Branco, e visa contribuir para a promoção e o desenvolvimento da investigação científica em qualquer domínio da área do Design.